PEDIDO Nº 06 

"TER O MUNDO GRANDE COMO UM OCEANO"

1/5

“Quando eu era criança sofri um acidente. Tive que ficar na cama por uma semana. Ficava só olhando, através da porta, o aquário que ficava no corredor. Não conseguia entender como aqueles peixes conseguiam viver em um espaço tão pequeno. Tinha pena. O mundo para mim, que era criança, era imenso. O mundo daqueles peixes me parecia minúsculo e entediante. Todo dia eu olhava estes peixes. Pensei que aquele quarto também era um aquário. Passei a descobrir cada fresta, cada textura, cada detalhe. Me dediquei à tarefa de alargar aquele quarto de hospital, fazer meu mundo ficar maior cada dia. Depois, quando tive alta, fiquei até triste. Os peixes tinham me ensinado a imensidão. Hoje tenho 55 anos. Estou doente e não posso mais andar. Queria voltar a ser peixe. Queria aquele prazer de quando eu tinha 8 anos e conseguia transformar o quarto em um mundo inteiro.”

 

DIÁRIO DE OBRA: 

Para este pedido, optei por trabalhar não com fotografias de peixe em aquário, mas com o próprio peixe. A fotografia tem o efeito de fazer os objetos perderem escala, sendo que a ideia de proporção do espaço com relação ao peixe é fundamental neste trabalho. Usei recipientes de tamanhos distintos para causar o estranhamento do ambiente claustrofóbico em relação a um espaço mais amplo. Pensei em um peixe vivendo em um espaço ínfimo, em oposição a um espaço grande repleto de água. Fui a três lojas de aquário, uma em Brasília, outra em Juazeiro do Norte. Em todas me informaram que o melhor tipo de peixe para o trabalho seria o beta, que é um peixe muito resistente, que busca oxigênio na superfície e, portanto, não demanda aparelhos na água.  Ele pode viver em espaços pequenos, com a água tratada. Os peixes neste trabalho foram colocados em pequenos recipientes suspensos pelo teto, com grandes aquários com água dispostos abaixo deles. 

 

CERTIFICADO DE AUTENTICIDADE:

 Declaro, para os devidos fins legais que o resultado obtido é a evidência concreta e incontestável da situação descrita pelo cliente, apesar das notórias discrepâncias cronológicas. Atesto não haver distinção de valor ou intensidade entre esta lembrança e qualquer outra de categoria similar, já ocorrida ou ainda por ocorrer.

 

Itens da obra:

• Aquários de tamanhos variados.

• Peixes Beta.

 

2017 - 2021   Made Up Memories Corp - Todos os direitos reservados - Design por Cezarone Consultoria

  • Wix Facebook page